Atualização

Acabei de instalar o Comodo Internet Security mas não consigo atualizá-lo. Alguém sabe me dizer o motivo?
Estava usando o AVG mas tb não estava atualizando e pensando ser defeito do programa, desinstalei e coloquei o Comodo. Estou suspeitando que estou com algum vírus ou coisa do tipo que impede atualizações de base de dados para programas de anti-vírus.
Alguém sabe de algo sobre isso?

Grata,

Ester Vianna

As actualizações do CIS são famosas por dar problemas - refiro-me à componente AV da suite - lê outros posts para veres.

Podes resolver o problema de duas maneiras:
Ou esperares que as actualizações venham (não há mesmo outra maneira)
Ou desinstalar o AV e instalar um de outra marca. Quase todos funcionam em harmonia com o CIS. Aconselho o MSE da Microsoft ou o Avira. São ambos gratuitos.

Depois diz como decidiste.

Para o caso de o PC estar infectado faz correr os seguintes scans:

São gratuitos e muito eficientes. Instala, actualiza-os e fá-los correr na ordem acima.

Meu CIS também está apresentando problema na atualização da base de dados do AV, desde o último domingo. Isso já aconteceu em outra oportunidade, mas não lembro se naquela vez a coisa se resolveu sozinha ou eu reeinstalei a suite.

O único componente que eu atualizei no domingo foi o Java RE, mas em princípio o CIS não tem qualquer dependência de Java. Isso que me deixa mais intrigado.

O pior de tudo é que o update automático da base de dados do AV do CIS entra em ação, mas não finaliza o download. De tentativa em tentativa, ele acaba baixando uns 40 MB de dados incompletos inúteis por dia. Para quem tem internet com restrição de volume de dados, caso dos modems 3G (mesmo nos planos “ilimitados”), isso é absolutamente lastimável.

Tenho o Avast para alguma emergência, mas ele não está ativo e nem pretendo que algum outro antivírus assuma a tarefa de proteção residente porque já lido com softwares pesados (Creative Suite 4, Corel X4, MovieEdit Pro 14 etc.) e arquivos enormes. Todavia seria de bom grado o pessoal da Comodo resolver este problema. Ou pelo menos apontar o que pode ser o causador deste bug.

É mesmo um problema, já desde muito tempo. Basta veres os forum em inglês.
Ainda por cima as actualizações do AV são pesadas, o que complica para quem paga a ligação por MB.

A FW e o Defense+ são muito bons. Principalmente o D+.
Mas o AV ainda precisa de trabalho.

Mais uma vez o problema foi parcialmente sanado com a instalação da nova versão 3.11.108364.552 do CIS. Mas não durou muito: os updates do componente AV já estão redundando em falha de atualização novamente. Para não ficar trafegando dados à toa, desabilitei o download automático. :-TD

Desinstala o AV. Não é preciso desinstalar o CIS. Vais a Iniciar/Todos os Programas/Comodo/Uninstall or Upgrade.

Depois instala outro AV. Não aconselho o Avast, é pouco eficiente. Experimenta o Avira Free ou o MSE.

Qualquer AV trabalha em perfeita harmonia com o CIS.

O Avast sempre foi superior em eficácia ao Avira.

Antivírus gratuitos: qual deles é o melhor? :stuck_out_tongue:

[ ]'s

Olá Allan.

O video poderia ser interessante se não tivesse vários erros grosseiros.
1 A taxa de detecção de um AV precisa de ser feita em condições especificas e explicadas ao utilizador. Aqui apenas sabemos que são “dois mil” virus e… dois mil de que tipo? Quais eram as versões dos AV? Estavam actualizadas? Qual era o sistema operativo? etc…
2 No video dizem que a FW é um dos mais importantes componentes de segurança. É o mais importante, o unico que nunca pode faltar.
3 Dizem tambêm que alguns dos produtos testados têm componente de FW. É falso, nenhum tem. Basta consultar a página oficial de cada um.

Espero que continues por aqui. Os forums em Português são muito parados.

Um abraço,
José.

Normal, mas foi o menos pior que encontrei. :smiley:

:-TU

Gostei especialmente da parte das firewalls o que me deixa a impressão de pouco profissionalismo. Mas sempre esclarece algumas coisas a alguns usuários.

Desta vez parece que acertaram a mão… Já faz aproximadamente 2 semanas que saiu o release 3.13.121240.574 e até o presente momento a atualização da base dados do antivirus está funcionamento corretamente. Rápida e aparentemente sem bugs.

Thanks, Comodo. :-TU

E já dá para imaginar o porquê. :smiley:

Foi bom enquanto durou, mas novamente há problemas na atualização da base de dados do AV. Que coisa mais lastimável e incompreensível! >:(

Tenho grande admiração pelo Comodo, mas estou para conhecer outro software que tenha um problema tão crônico - e aparentemente insolúvel - de atualização de um componente… Faz mais de ano que isso foi reportado pela primeira vez! Já que a questão parece estar além da capacidade do grupo de trabalho que o desenvolve, por que não oferecem logo a possibilidade dos downloads incrementais (offline)? Pelo menos assim existe uma alternativa de atualização.

O aborrecimento é tão grande com este item que já penso até em mudar de firewall, inclusive, porque me sinto confiando num avião desenvolvido para realizar todos os tipos de manobras imagináveis mas seus engenheiros não sabem como acionar um simples trem de pouso. :-TD :-TD :-TD

Tens razão. A Comodo insiste num AV que nitidamente tem problemas na arquitetura básica.

Mas podes fazer o seguinte: desinstala o AV e instala um de outra marca. Eu uso o MSE e funciona perfeitamente com a FW e o Defense+. Também podes usar o Avira, AVG, ou Avast (todos gratuitos).
Basta ires a Iniciar (ou Start)/Todos os programas/Comodo/Uninstall ou Upgrade. Aì podes desinstalar o modulo AV sem teres que desinstalar toda a suite.

Eu nunca tive problemas para atualizar e o Antivirus é muito bom, pois encontrou vírus que nem o avast e o nod32 encontraram, para mim a suite Comodo Internet Security é perfeita.
Já estou usando a versão 4.0 beta da suite e estou gostando e na primeira atualização dá para ver o tamanho da atualização que dá quase 90 mb.

José, eu te agradeço imensamente pelo(s) retorno(s), mas honestamente acho que vou mudar de ares, inclusive de firewall. Não é possível uma coisa dessas ser tão difícil assim.

Dei uma olhada no fórum em inglês e descobri que já estão sendo disponibilizados downloads offline da base de dados do AV de forma extra-oficial. Resolvi baixar e testar. Na primeira tentativa, via gerenciador do navegador Opera e utilizando um modem 3G de 1 Mbps, o download travou em cerca de 23%. Na segunda tentativa usei o FlashGet e arquivo CAV travou em 99%, sendo que nem mesmo tentando reiniciar o download horas depois a coisa foi adiante.

Na terceira tentativa fiz uma conexão via modem ADSL de 2 Mbps e finalmente consegui completar o download. Reiniciei então o computador em modo de segurança, fiz a substituição do aquivo e reiniciei novamente em modo normal. Num primeiro instante deu tudo certo: a base de dados foi atualizada e a seguir o CIS passou a fazer os downloads incrementais como de praxe, via modem 3G de 1 Mbps.

Porém menos de 48 horas depois a novela recomeçou: erro ao atualizar a base de dados do AV. Saiu o release 3.14 e eu prontamente baixei (offline, já que via CIS não completava), mas o problema persiste. Talvez seja alguma coisa relacionada à constância na velocidade dos downloads, pois em outras oportunidades eu já havia percebido que via ADSL não ocorre este erro. Agora mesmo fui fazer o download da última base full novamente (pelo link http://download.comodo.com/av/updates313/sigs/bases/BASE_END_USER_v3799.cav), usando modem 3G e FlashGet, e o download travou em 89% - sendo que não adianta parar e recomeçar. :-TD

Aparentemente o problema está relacionado ao tratamento que o servidor do Comodo dá às diferentes velocidades de conexão, porque chega em determinado ponto no modem 3G e trava tudo. Se eu tivesse este problema em outros tipos de downloads, tudo bem. Porém mesmo considerando as limitações dos modems 3G (ainda mais aqui no Brasil), este problema específico só ocorre com as atualizações a partir do servidor do Comodo.

Francamente eu perdi a paciência. Isso já abalou até minha credibilidade no firewall, pois não consigo dissociar competências em uma mesma equipe de desenvolvedores. Se o CIS é destinado apenas para quem tem conexões de 5, 10, 20, 50 Mbps, seria prudente - e ético - informar isso na página oficial do Comodo. Pelo menos assim as pessoas não passariam por esses aborrecimentos à toa. >:(

De qualquer forma sou grato pelo seu interesse em tentar apontar caminhos, José.

Abraço.

Compreendo perfeitamente.

Também estou a pensar em mudar de FW, não por causa da actual (como não instalei o AV não tenho os mesmos problemas que tu) mas porque a nova versão 4.0 não me inspira confiança. Tem muitos componentes novos; e se eles ainda não conseguiram a 3.xxx em condições como é que podem prometer que esta estará?

Quando instalares o teu novo pacote de segurança diz aqui o que escolheste e como está a funcionar. Lá por deixares o CIS não és obrigado a deixares os forums.

Um abraço de Portugal,
José.

Se por um acaso estiver usando um Firewall, certifique-se de que ele não esteja bloqueando o executal CFP. Principalmente se você estiver em uma conexão wireless, e nesse caso, não bastará liberar o arquivo apenas para a rede doméstica, mas também para a publica.
Espero ter ajudado,
[]´z
Humanoid.

O Ideal era não haver mais nenhuma firewall em funcionamento ao mesmo tempo que o CIS. Visto que cada firewall usa uma driver especifica no sistema operativo.