Reset Baseline do Comodo Time Machine com Bug gravíssimo

Eu gostaria de expor um grave evento que já é de conhecimento da equipe de desenvolvimento do software voltado a restauração do sistema operacional Comodo Time Machine – CTM.

Eu posso afirmar que apartir do momento em que é sabido que esse programa pode por em risco a integridade do sistema operacional que na verdade ele deveria estar protegendo o mesmo jamais deveria ter sido liberado como versão final, o release que eu faço menção é o atual 2.6.138262.166.

O problema ( bug ) que já foi relatado inclusíve na área específica de discussão do programa está na função Reset Baseline, quando acionado o mesmo deveria apagar todo registro da “imagem” que até então era usada como base para as futuras alterações como restauração do sistema e criação de novos pontos subsequêntes, ao utilizar o recurso pela primeira vez o progresso indicado pelo software foi normal, o problema foi constatado quando o meu sistema foi reiniciado, uma tela preta surgiu indicando que um determinado arquivo necessário para a inicialização do sistema Windows havia sido corrompido, eu tentei restaurar a unidade C com as ferramentas do próprio Windows mas não tive sucesso com nenhuma delas, sem outra alternativa tive que formatar a partição que eu utilizava e posteriormente recompor os meus arquivos com backups tradicionais. O evento relatado acima me deixou desconfiado sobre a confiabilidade da programação utilizada no desenvolvimento do Comodo Time Machine, eu já tinha tomado conhecimento através de demais relatos em que outros usuários tiveram sérios transtornos com a função Reset Baseline, ainda assim eu resolvi dar uma segunda chance tomando entretanto precauções contra novas falhas, utilizei então o referido Reset Baseline mais uma vez com sucesso e segui usando o software normalmente por semanas até que nesta segunda-feira me deparei novamente com a mesma situação desastrosa, o meu sistema operacional teve arquivos de inicialização corrompidos após a função Reset Baseline ser acionada, desta vez porém como eu já disse acima eu estava preparado e consegui restaurá-lo com uma imagem de um programa sério e confiável, adjetivos esses que jamais poderiam ser atribuidos ao CTM.

Eu vou apresentar agora uma entre as várias evidências de que o problema que citei acima está afetando outros usuários, vejam o tópico criado no link abaixo:

https://forums.comodo.com/bug-reports-ctm/reset-baseline-problem-t54022.0.html

Eu vou esclarecer o que se passou com o autor do post acima. Ele como eu resolveu acionar o Reset Baseline, ao detectar que havia um problema já que o progresso não passava dos 0% resolveu rebootar o sistema, ao iniciar o windows uma tela foi mostrada dando conta de que algum arquivo de inicialização havia sido corrompido, eu pergunto aos moderadores do site, aos frequêntadores e também aos desenvolvedores do programa: “Quantas pessoas mais terão os seus sistema corrompidos por esse programa?” – O Comodo Time Machine foi criado com o intuito de ser uma ferramenta mais completa que o já desacreditado sistema usual de restauração que vem no próprio windows, entretanto ao invés de estar disponível para restaurar as imagens criadas quando necessário ele faz o oposto em determinadas situações, corrompe o sistema dos utilizadores e continua sendo livremente distribuido. Aos possíveis interessados nesse programa deixo um alerta: tomem extremo cuidado ao instalar esse software em seus sistemas!

O mais grave de tudo isso: Omissão da Comodo

Por meio da resposta de um membro da Staff do fórum que acompanha o desenvolvimento do software eu fiquei sabendo que o problema é do conhecimento do grupo Comodo e que já foi inclusive reproduzido em “laboratório”, ou seja, é sabido que o CTM tem falhas graves uma vez que levam em alguns casos a completa inutilização do sistema operacional, o agravante nisso é que ainda assim continuam a distribuí-lo com o pretesto de que o bug catastrófico será solucionado em futuras atulizações, ora não façamos dos utilizadores meros palhaços, quantos PCs o Comodo Time Machine ainda irá detonar até a tal data de uma correção/fix? – Quer dizer que uma falha grave desta natureza é detectada e o programa irá por enquanto continuar sendo distribuído tendo a possibilidade de corromper outros sistemas daqueles que o utilizam?

Vejam com os seus proprios olhos:

http://img19.imageshack.us/img19/418/capturarjd.jpg

https://forums.comodo.com/bug-reports-ctm/reset-baseline-problem-t54022.0.html

Tradução: Obrigado por seus comentários! Este é um bug que já reproduzidos e vamos corrigi-lo no futuro!

Como eu já disse um problema dessa gravidade que põe em risco a integridade do sistema operacional não poderia ser tratado dessa maneira, muitas pessoas como eu e o autor do outro post mencionado logo acima tiveram problemas de larga escala e em resposta temos a postura absurda do grupo Comodo em manter a disposição de novos incautos um programa mal desenvolvido e com sérios riscos de causar mais problemas que benefícios, é lamentável. Eu tenho saudades do Norton GoBack hoje descontinuado por sua desenvolvedora, o Comodo Time Machine em sua versão atual é uma péssima escolha à todos que dele recorrerem.

Boas tardes Dimitriusbueno,
Já fui o Utilizador da CTM e esse bug nunca tive nenhum bug mesmo fazendo o que você fez. Apenas é que este tipo de software é bastante complicado e susceptível a este tipo de bugs pois nada destes dados são escritos sobre sistema de ficheiros NTFS mas em RAW no disco rigido.
Apenas é preciso calma que tudo ficará bem. Até lá é fácil, não recomende o software nem o use.

Olá DISP, eu não sei se você foi usuário do build 166 que é atualmente o release mais recente, é possível que esse bug não estivesse presente em versões anteriores e a medida em que ocorre modificações no código fonte da programação de qualquer programa novas falhas podem surgir, cabe nessa etapa a execução de testes exaustivos por parte da equipe de desenvolvimento até que o programa seja homologado para o lançamento como versão final.

Eu não concordo com o seu posicionamento mas respeito a sua opinião, antes do CTM eu fui usuário do Norton GoBack, software que teve os seus direitos adquiridos há anos atrás pela Symantec, o GoBack foi descontinuado em sua quarta versão ( 4.0 ) por decisão de sua atual desenvolvedora, em três anos de uso intenso jamais presenciei uma falha crítica que chegasse ao ponto de corromper arquivos de inicialização do sistema operacional impossibilitando o carregamento normal do Windows, outro programa do mesmo gênero que foi lançado por uma equipe de programadores brasileiros é o PC Back Plus ( Digicore ) que já está no mercado há longa data prestando bons serviços, infelizmente ambos citados são softwares pagos ( licensiados ).

Eu li que você mencionou que nunca detectou essa falha que eu me referi, boa parte dos bugs detectados em programas não afetam 100% dos seus utilizadores, isso é absolutamente normal, em contrapartida eu demonstrei no meu post que havia um segundo usuário relatando a mesma falha, entre neste link e veja o relato do autor cujo nick name é clemo, observe também a ponderação do usuário Septem, membro da Staff do forum:

https://forums.comodo.com/bug-reports-ctm/reset-baseline-problem-t54022.0.html

Eu ainda citei que um membro da Staff citou a este mesmo usuário que essa falha é do conhecimento do grupo Comodo e que será corrigida nas próximas versões, veja você que embora o problema nunca tivesse lhe acometido foi detectado por mim, pelo outro usuário que citei e pela própria equipe de desenvolvimento o que só reforça o que eu falei.

Eu não posso ter esse conformismo após ter duas instalações do Windows corrompidas, isso é inadmissível e injustificável, seria considerado um bug crítico para qualquer empresa do ramo uma vez que pode inabilitar por completo a usabilidade da plataforma operacional, não é somente o CTM que não escreve suas informações/dados em partições NTFS, existem vários softwares desta mesma categoria que gravam em RAW e que não apresentam falhas dessa gravidade. Um software que é instalado para preservar os dados dos usuários não pode comprometer um sistema dessa forma, eu admito falhas mas não desta natureza.

Mais uma vez digo se lesse o EULA com atenção veria que o comodo não é responsável pelos danos causados pelo software. Se não gosta do software não use nem o recomende até que fique do seu agrado. Isto não só para este produto mas para todos.