Desinstalação problemática

Variadas vezes tenho registado da parte de utilizadores inconvenientes derivados da desinstalação da Comodo Firewall.

Nomeadamente é recorrente a observação de que após a desinstalação normal da CF se regista na Central de Segurança a informação de que a firewall está activa. E parece que o problema é desactivá-la…

Esta questão parece indicar haver uma desinstalação inadequada por parte do desinstalador do programa.

Existe algum aplicativo da Comodo que possa ser utilizado para uma desinstalação efectiva?

Este inconveniente já tem solução nas versões mais recentes?

MajoMo: Bemvindo ao foro - nao sei qual versao vc esta usando, mas nao tenho visto problemas de desinstalacao com a versao mais recente. Vc poderia p/f tentar com a mais nova versao?

Paulo: Grato pelas boas vindas. E também agradecimentos à Comodo por nos proporcionar esta tão boa firewall no nosso idioma - e no que me respeita com uma óptima tradução: eu uso português-PT. Obrigado a todos.

A questão suscitada não tem a haver verdadeiramente comigo. De facto tenho a firewall instalada, funciona perfeitamente e esto muito satisfeito com a sua performance. E não estou interessado em a desinstalar para testar eventuais inconvenientes… Estou satisfeito pelo que não há razão para testar.

A razão por que coloquei a questão tem a haver com ver variadas vezes utilizadores reportarem este dissabor quando desinstalam. E não podendo asseverar que se referem à última versão, parece-me que em alguns casos poderá ser. De qualquer forma deixo aqui algumas citações de utilizadores descrevendo o ocorrido.

Obviamente que se esta questão existiu e está agora ultrapassada - bom saber isso e a questão é extemporânea e deixa de existir…

eu estava usando o comodo, depois que disinstalei ele, o windows ainda diz q o comodo esta no meu pc, la na central de segurança... como eu sei q ele nau esta então eu dexo o firewall do windows ativado, aí intão la diz: "pele menos um dos firewells do computador ainda está ativo..." "a execussão de dois ferewalls ao mesmo tempo pode criar comflitos entre eles..."
Oi amigos !!! Hoje resolvi desinstalar meu firewall Comodo para testar o AV Premium Security que já vem com firewall. Após desinstala-lo no Adicionar e remover > Excluir a Pasta em Arquivos de Programa > Rodar o CCleaner, MVRegclean, Click Maintenance do TuneUP > Advance Windows Care > Ir nos registros pelo regedit e ainda Pesquisar através do Iniciar e pesquisar e deletar tudo relacionado com o Firewall. E mesmo assim êle continua ativo. Porque será?. Obs: Quando vou em Inicar > Painel de Controle > Central de Segurança > Está lá: Comodo Firewall esta ativado. Já Reinstalei umas 5 vezes, mas o problema continua. Porque Será?
Then I went to check the security center, and guess what? Comodo was still listed as being on when it was not even installed. So the installer is broken as well.

Cumprimentos

MajoMo: Mais uma vez obrigado pelos gentis elogios - os passarei ao time.

Acho que esta questao esteja ultrapassada; mas - como sempre - ficarei de olhos abertos aqui no foro.

[]'s

Instalei a versão CFP_Portuguese_Brazilian_2.4.16.174 (penso ser a mais recente) e a removi por ter problemas com o Soulseek. Após a remoção os problemas continuaram…Não consigo mais abrir o programa (Soulseek) e nem sequer acessar o site do Soulseek. Já utilizei diversos programas para a limpeza do registro do Windows (MV_RegClean / CCleaner ) e nada… Vi alguns comentários de outros
usuários com o mesmo problema e a solução remete para o forum da Comodo, mas a página é exibida em inglês e tenho dificuldade com o idioma. Assim, por favor, gostaria que as referidas informações de como remover completamente o firewall do sistema fossem prestadas, se possivel, em português. Agradeço muitíssimo a ajuda que me for prestada.

Tudo o que precisas está neste post do Pandlouk:
https://forums.comodo.com/index.php/topic,5326.0.html

Se tiveres problema só com o Security Center (Central de Segurança): (traduzido)


1.“Start” ->“Run” escreve “CMD.EXE” e carrega Enter. (ou Iniciar- > executar escreve cmd e carrega ENTER)
2.Na linha de comandos escreve “NET STOP WINMGMT /Y” (sem as aspas) e carrega Enter. Depois escreve “exit” e carrega Enter outra vez.
3. Vai à pasta C:\windows\system32\wbem e apaga a pasta “Repository”.
4. Reinicia o Windows. A pasta será recreada pelo Security Center e com a informação actualizada /correcta.

Se para além do Security Center, tiveres problemas mesmo com a desinstalação, faz o download disto:

e extrai “clicapi.dll” e “fwconfig.exe” para o directório C: .
Iniciar- Executar- cmd- ENTER e na linha de comandos escreve:

c:\fwconfig.exe -uninstalln

Reinicia o Windows e apaga a pasta "C:\Program Files\Comodo\Firewall " ou “C:\Programas\Comodo\Firewall” (depende da lingua do Windows instalado).

Se depois disto, o Security Center ainda mostrar Comodo Firewall, faz o descrito antes também, ou seja:

1.“Start” ->“Run” escreve “CMD.EXE” e carrega Enter. (ou Iniciar- > executar escreve cmd e carrega ENTER)
2.Na linha de comandos escreve “NET STOP WINMGMT /Y” (sem as aspas) e carrega Enter. Depois escreve “exit” e carrega Enter outra vez.
3. Vai à pasta C:\windows\system32\wbem e apaga a pasta “Repository”.
4. Reinicia o Windows. A pasta será recreada pelo Security Center e com a informação actualizada /correcta.

Agradeço a boa vontade e a presteza com que as informações me foram prestadas.

Efetuei todos os procedimentos exatamente como descritos mas, infelizmente, não consegui resolver a questão do Soulseek. O Programa demora sobremaneira para abrir e quando abre não conecta.
Também não consigo mais abrir a página www.slsknet.org (site do desenvolvedor do programa).

Enfim, não sei mais o que fazer e mais uma vez peço ajuda.
Desde já, obrigado pela atenção.

Se desinstalaste pelo método que dei acima, acho que podemos dizer que o problema não é da Firewall. Afastamos a CPF da equação.
Já tentaste re-instalar o Soulseek? Que programas activos usas? (AV, …)
A página que falas abre na perfeição aqui. Usas o IE7? Se sim, usa o Opera em vez dessa coisa (desculpa, não resisto :))
Suponho que consigas navegar na net normalmente, com excepção a esse site.
Usas algum programa bloqueador de IP’s, como o PeerGuardian?

Boa sorte

Pedro, obrigado pela atenção…
Esclarecendo:
1-Antes de instalar o Firewall o site abria normalmente e o Soulseek funcionava normalmente.

2-Os problemas começaram depois que instalei o Firewall, ou seja:
O Soulseek passou a demorar muitíssimo para abrir e, quando abre, não conecta. O site passou a
ser bloqueado.
Até admito que, usando o Firewall, por erro ou inexperiência minha, possa ter criado alguma regra
que está causando este bloqueio…

3-Removi o Firewall seguindo exatamente todos os passos descritos acima e também removi o
Soulseek. Fiz a limpeza do registro com o MVRegClean.

4-Na data de hoje:
A- Baixei novamente o Firewall - Versão 2.4.16.174 e reinstalei novamente seguindo todas as
recomendações do tópico do Forum “Inicialização do Comodo” (itens sublinhados em azul, no
referido forum) - Está rodando tudo Ok.

B- Reinstalei o Soulseek.

Resultado: Mesma coisa… Soulseek não conecta. Site não abre.
Tõ desanimado e pensando em formatar a máquina…

Para navegar uso o Firefox (definido como navegador padrão) e na net o único site que não abre
é o do Soulseek. Como anti-vírus uso o AVG (última versão-Free) que esta rodando normal e não
esta tendo conflito com o o Comodo Firewall. Não uso nenhum programa bloqueador de IP’s.

Devido as ótimas recomendações do programa e também pela atenção que vocês dispensam aos
usuários, penso em continuar a usar o Comodo Firewall.
Somente que, gostaria de também poder continuar a usar o Soulseek, que é um ótimo P2P
além de ter uma comunidade de usuários maravilhosos.

Não sei mais o que fazer… Se puderes ajudar, agradeço muito.

Porque tenho observado (no próprio forum do Soulseek e não só) existirem utilizadores que enunciam problemas de conexão com o Soulseek, sugiro ao benedetto que dê uma olhada aqui (pode ajudar).

O problema parece residir na configuração das definições.

Conforme Pedro* indicou o problema pode não ser da firewall; pode ser das configurações do próprio Soulseek.

Pelo sim pelo não sugere-se as seguintes possibilidades:

  • Primeiramente creio que conviria analisar/alterar as configurações do Soulseek e/ou Comodo Firewall.
  • Desactivar a firewall (p.e. defini-la para Permitir Tudo) e verificar se desta forma o Soulseek conecta. Se não conectar que tal desinstalar ambos (firewall e Soulseek), reiniciar o PC e só instalar o Soulseek para ver se sem a firewall (mesmo a do Win XP) a funcionar a conexão é conseguida?;
  • Desta forma poderás determinar se é (ou não) a) da firewall ou b) das definições do Soulseek a origem do problema;
  • Caso seja do Soulseek deverás procurar a adequada configuração (pode ajudar a leitura do link que acima indiquei; eu cá nunca utilizei o Soulseek…);
  • Também é possível que possa ser necessário criar/alterar alguma regra de controlo no Monitor de Aplicações da Comodo Firewall; para isso poderás contar concerteza com a valiosa presteza do Pedro* que te tem dispensado cuidada e conhecedora atenção.

P.S.: E não penses em formatar a máquina… De certeza que este simpático fórum te vai ajudar. E vais concerteza aprender mais e mais para mais tarde ajudares também outros… Boa sorte benedetto e não formates a máquina…

Em principio, para um programa P2P como o Soulseek funcionar na perfeição, tens de abrir um regra no Network Monitor. Eu não uso esse, uso o Emule. Com o Emule, consigo usar na mesma sem essa regra, mas é mais lento.
Encontrei este link que talvez te ajude:
http://faq.slsknet.org/index.php?sid=1739405&lang=en&action=artikel&cat=3&id=24&artlang=en&highlight=firewall

I can configure my router/firewall, any ports I should forward/open?

You can forward/open TCP port 2234 if you are using client versions 152 and earlier. If you are using one of the recent test clients ie 153/154 check in “options>general options” to see which port the client had chosen to use. It is possible to set this back to 2234 if you want, but you will need to close the client and reopen it for this change to take effect.

Last update: 2004-08-22 18:17
Author: Arsenic
Revision: 1.0

Este link é do Soulseek, lol, mas já agora não custa tentar. Continuo sem perceber como é que não consegues ir ao site ??? Consegues aceder ao site com o IE7? Ou o Opera (não perdes nada em tentar :))
Se precisares, traduzo a página.

Espero que o Paulo reveja este tópico para te ajudar. Eu não sou nenhum perito ;D
O majoMo deu boas dicas também.

Nota: que firewall usavas antes da Comodo?

Amigos: Obrigado pela atenção e ajuda.

Mesmo com o o Firewall fechado ou definido com a opção “Permitir Tudo”, o Soulseek não
conecta e a página do site não abre de jeito nenhum.

Fiz o seguinte:
Removi o Comodo Firewall (mais uma vez, como da forma descrita acima).
Removi o Soulseek.
O Firewall do Windows já estava (desde antes) desabilitado na Central de Segurança do XP.
Agora, além disso, em Ferramentas Admistrativas > Serviços > item: Firewall do Windows / Compartilhamento de Conexão com a Internet (ICS) mudei de Automático para Manual.
Deletei as conexões dial-up que utilizo (discador da uol e discador da telefonica).
Removi os programa/pastas remanescentes dos referidos discadores.
Reiniciei > Limpei com o MVRegClean > Reiniciei.
Instalei a conexão dial-up (uol).
Desabilitei a iniciliazação automática do AVG e conectei (isto mesmo, estou assim: navegando
sem qualquer firewall ou anti-vírus rodando…)

Resultado:
A navegação esta normal, mas NÃO consigo abrir a página http://www.slsknet.org.
Nem tampouco esta do topico sugerido pelo Pedro ou de qualque uma que remeta para
qualquer coisa do referido site (Por ex: se vou ao site do Superdownloads ou no Baixaqui (já
tentei nos dois) e tento baixar o programa do Soulseek não consigo–dou o clique para fazer
o download e fica,fica e fica até aparecer um aviso do uol dizendo que o site não esta
disponível no momento (caso do Superdownloads) ou, no Baixaqui, um aviso de que o link
esta quebrado.

Bem, penso que se não estou conseguindo abrir a página, nem adianta tenta instalar de novo
o Soulseek. Ele não irá conectar.

Respondendo:
Antes do Comodo usava o firewall do Xp, mesmo.
Quanto aos navegadores: Tenho o IE instalado, mas não o uso…Por ele também não consigo
abrir o site…muda só o aviso…“servidor não encontrado”…
É meus amigos, tem o Opera… mas quero ver se primeiro consigo me safar desta ópera bufa
em que me encontro…moro no 9o. andar e estou pensando em me jogar…calma amigos, minha cidade nem prédios tem e minha casa é térrea.

Não consigo entender de que maneira isto foi ficar bloqueado e não tenho idéia de que mais
eu possa fazer para tentar remover este bloqueio–assim, quem vai acabar bloqueado sou eu!

Se algum amigo tiver alguma idéia / sugestão / palpite / reza “braba”, mandem, por favor!!!

Obrigado a todos.

Realmente estranho que não consigas ir ao site.

Poderá estar o acesso bloqueado pelo ficheiro Host. Para o veres faz o seguinte: Na pasta “C:\WINDOWS\SYSTEM32\DRIVERS\ETC” abre com o bloco de notas o ficheiro “HOSTS” e verifica se alguma linha está com um registo com o endereço da página principal (ou eventualmente idêntica) do tipo:

127.0.0.1 www.slsknet.org
127.0.0.1 slsknet.org

MajoMO, obrigado por postar e tentar ajudar–também eu, pelo lado materno, sou português.

Verifiquei o “ficheiro” HOSTS e, até onde sei, esta correto. A única linha que consta é:
127.0.0.1 localhost

Restaurei o para um ponto de restauração que eu mesmo havia criado, marcado como “TudoOK”. Também não funcionou. Conectei e o site não abre.

Vi um artigo sobre o arquivo Host (no site Linha Defensiva), por sinal muito bom, onde é
descrita uma possibilidade de se bloquear sites utilizando-o. Não sei se através dai eu
poderia também desbloquear…

Deus meu, como desbloquear isto na minha máquina…
Por favor, amigos da “terrinha” ou de qualquer lugar, se possível ajudem.

Desde já, grato a todos.

Continua a ser muito estranho que não consigas entrar no site.

Sendo a única linha a por ti mencionada não é daí o problema. Portanto não será pelo host que solucionarás o teu problema. Também é certo que não é o Comodo firewall a originar o bloqueio.

Decerto que algo está a originar este inconveniente. Ou tens um programa que está definido para bloquear o site ou… poderá haver um malware que está a trabalhar…

Sugiro-te vivamente a postares na Linha Defensiva um log do HijackThis informando na altura que não consegues aceder a esse site.

Eles analisarão o log e te ajudarão.

BOA SORTE

Mais uma vez, obrigado por tentar ajudar.

Quanto ao Comodo, prefiro não responder diretamente ao amigo…
Prefiro postar em outra oportunidade e com a cabeça mais fria…

Vou continuar pesquisando na net e aprendendo mais para tentar resolver a questão.
Achando ou não a solução, volto a postar aqui no Forum.

Tenho certeza que não é malware.
Em todo caso, tenho o HijackThis instalado na máquina e vou verificar.
Se tiver alguma dúvida posto no Linha Defensiva, como sugeristes.

Abraço.

Pessoal:

Rodei o HijackThis e não havia nenhum malware instalado.

Pesquisando e tentando aprender, rodei muito foi mesmo é na net…
Felizmente, consegui resolver a questão:

• A solução foi limpar o cache local do DNS, utilizando o comando ipconfig /flushdns

Ótimo, problema resolvido!!!
Agora, consigo entrar no site do Soulseek e o programa abre e conecta normalmente.

Quanto ao Comodo Firewall:
Instalei o programa ao ver recentemente no site wnews, um tutorial sobre ele com
referências elogiosas e, penso eu merecidas, mas que não faz qualquer menção
sobre programas P2P e a maneira CORRETA de dar permissão de acesso à rede a eles.

1 - O que sei é que, antes da instalação do firewall, tudo funcionava bem no PC.
2 - Estou aqui admitindo que, no curto período de uso, ao tentar liberar o Soulseek eu o
fiz, com certeza, de maneira incompleta e, talvez, de modo incorreto.
Se foi apenas isso que causou o posterior bloqueio ao site e a impossibilidade de usar
o Soulseek, mesmo depois de ter removido corretamente o firewall, ai, já é uma
outra discussão…

A questão de uma divulgação correta e transparente, sobre a interação do firewall e outros
programas, torna-se, a meu ver, esta sim bem relevante quando se lê, como no referido
tutorial que, “o objetivo deles é nos fazer confiar mais na Internet em geral e na sua marca,
além de diminuir o número de computadores-zumbi a serviço de hackers e afins. Como a
Comodo vive de vender certificados digitais para sites corporativos (…),quanto mais gente
fizer compras pela Web, melhor.”

Não tenho qualquer dúvida sobre as qualidades e a eficácia do programa e, por favor,
recebam o reparo feito acima, como uma consideração de caráter construtivo e sem
qualquer propósito de criar uma polêmica infrutífera aqui no fórum.

Agradeço, mais uma vez ao Pedro*, pela tradução para o português que ele fez da
página e, em especial ao MajoMO, sempre presente no fórum, respondendo e ajudando.

Vou dar um tempo…

Obrigado pela acolhida.

Sinto-me embaraçado por não me lembrar de limpar a cache do DNS…

A firewall é que não podia ser, a não ser que tivesses bloqueado o IP do site.

Quanto ao Soulseek, deve funcionar com as regras normais. Mas se vires que os downloads são lentos, é porque precisas de uma regra extra no Network Monitor.

Segundo o site, tens de ver no Soulseek em “opções”- “opções gerais”, qual a porta usada pelo Soulseek, para criar essa regra na Comodo.
Só se achas que os downloads são lentos.

Socorro!!! Foi o desespero que fez eu vir parar aqui. Desculpe o autor do tópico e aos moderadores , sou nova e Não sei como abrir um tópico novo. Por isso gostaria de maiores explicações de como desinstalar esse bendito comodo do meu pc. Não falo inglês.
Ajudem please!!!
hugs. Neide

Encontraste problemas? Se puderes dizar quais, talvez te possa ajudar nisso também, antes de desistires da Comodo.
Se não, para desinstalar, tens de clicar: INICIAR - PROGRAMAS - COMODO - FIREWALL - UNINSTALL. Segue as instruções e deixa o computador reiniciar.

Se não resultar, vê o meu post na página 1.

Se tiveres mais problemas, tenta ser mais específico.