Comodo Firewall - Micro Extremamente Lento

Depois de alguns meses da instalação do Comodo Firewall 5.3.50343.1237, o micro começou a ficar lento gradativamente, até ter que esperar vários minutos para abrir uma página da Internet ou para abrir o Windows Explorer.
Rodei então o Kaspersky Virus Removal Tool, o Malware Bytes, rodei também o Avast que tenho instalado em minha máquina e nada foi constatado em matéria de Vírus e Spywares.
Como isso já havia acontecido antes com o Firewall da ZoneAlarm, resolví desinstalar o Comodo Firewall e tudo retornou ao normal.
Este é um problema constante de todos os Firewalls existentes…
Tenho vários micros ligados em rede e gostaria de instalar um Firewall de boa qualidade, mas que não deixe os micros lentos.
Será que existe alguma solução?

Windows XP Service Pack 2 > Totalmente atualizado (só não atualizei para o service pack3 - Deixa alguns micros lentos também - nem instalei o Internet Explorer 8 - que costuma danificar alguns Windows e depois não dá mais para desinstalar totalmente).

Operating System Windows XP Professional Service Pack 2 (build 2600)
Install Language: Português (Brasil)
System Locale: Português (Brasil)
Processor: 2,80 gigahertz Intel Pentium 4
Installed Memory: 2048 Megabytes Usable
8 kilobyte primary memory cache
512 kilobyte secondary memory cache
Not hyper-threaded

Olá,

Você tem certeza que o firewall do windows ou que nenhum outro firewall está ativo ao mesmo tempo, tente executar uma limpeza com o CCleaner, as vezes o PC fica lempo por causa de grandes acúmulos de arquivos temporários

Sim, tenho certeza.
Fiz uma limpeza com o Advanced SystemCare 3 e nada resolveu, até que desinstalei o Cômodo e, como num passe de mágica, o micro ficou normal novamente.
Testei em outro computador e deu o mesmo problema depois de alguns meses.
Já havia rodado o CCleaner antes, mas não adiantou também.
O ZoneAlarm deu o mesmo problema depois de uns meses de uso, isso testando em vários micros diferentes!

Realmente isso deve ser tratado com o pessoas do desenvolvimento.

Você poderia me falar qual antivirus você utiliza?

1ºFaça o download do Process Monitor da systernals

2ºSelecione as opções que estão na imagem a baixo a vermelho.

Assim poderá ter uma visão geral do que está provocando a lentidão do computador.

[attachment deleted by admin]

Actualiza para o SP3, a Microsoft já não suporta o SP2 o que põe questões de segurança. O mesmo é valido para o IE8.

Olá,

Recomendo a mesma coisa, sempre que houver lançamentos de novos SP para os sistemas, é recomendável que atualize, acho que não é necessário validar o seu sistema como original.

Embora a MS deixasse de suportar o SP2 com updates não implica que os slowdowns sejam implicados por este, o CIS ainda suporta o SP2(embora já não seja recomendado a utilização desta versão).
Faça o que lhe indiquei em cima e provavelmente encontrara o que está causando a lentidão do PC em questão.

P.S: Não tenha medo de fazer upgrades ao software.

Os teus conselhos são recomendaveis. Apenas alertei para o facto do Sistema Operativo precisar de um upgrade, não estava a contradizer-te.

Acho que voces não entenderam o problema.
Depois que desinstalei o Comodo Firewall, IMEDIATAMENTE o micro voltou ao normal!
Portanto o problema está no Comodo Firewall e não em outro local.
Minha dúvida é: Quando será corrigido este problema pela Comodo?
Este mesmo problema aconteceu em outras máquinas diferentes.
Após alguns meses de funcionamento, o micro vai ficando cada vez mais lento até que seja necessário desinstalar o Comodo Firewall.

Quando instalo o CIS no meu PC perco os logs da FW e do D+. Já alertei varias vezes e fiz um bug report e nada.
Também tenho um problema com a detecção de Keyloggers (outros partilham o mesmo. Há threads desde 2007). Resposta da Comodo? Silêncio.
Mudei para a Online Armor. Demasiados Pop-ups, problemas com a Sandboxie, problemas com o Google Earth. Resposta da OA? Espera pela próxima versão.
Finalmente instalei o Outpost e até agora tudo vai bem.
Moral da historia? Se tiveres problemas graves de compatibilidade procura outro programa.

P.S Alguns de nós alertamos para o SP3 porque o SP2 não é actualisado à meses e isso põe problemas de segurança.

Acabou de acontecer comigo. E resolvi dessa maneira:

Abra o gerenciador de tarefas, e veja se há esse processo:“cfpupdat.exe”. Se houver finaliza ele.

Esse arquivo é o atualizador do Comodo. No meu caso, ele não atualiza e faz um uso absurdo do processador. aqui chagava a mais de 90%.

Uso a versão 5.3.181… com win 7.

Espero que resolva.

=============================================================
:slight_smile:
Finalmente uma luz no fim do túnel, grato por compartilhar sua experiencia.
Voltarei a instalar o Comodo e testarei esta possibilidade.
Espero que ajude ao pessoal da Comodo para resolverem este problema.
:slight_smile:

Como eu disse, reinstalei o Comodo, mas o micro já começou a dar sinais de lentidão em alguns processos.
Por enquanto ainda dá para utilizar, só a abertura do Internet Explorer ou salvamento de algumas páginas ficam lentos às vezes.
Mas não teve nada a ver com o arquivo “cfpupdat.exe” relatado (por enquanto).
Vou aguardar mais algum tempo para ver se a lentidão aumenta.

esprag de modo a proceder a resolução do problema pode tentar instalar o geekbuddy e explicar o problema lá, Visto que este tem um prazo trial de 60 dias faça uso dele.

Chega!
Já perdi tempo demais com este Firewall, desinstalei definitivamente o Comodo, pelo menos até surgir uma nova versão sem estes problemas de lentidão!
Agradeço a todos pelas valiosas dicas.

!ot!

Boa noite! Sou novo no forum mas usuário de longa data do Comodo Firewall. Sempre sugiro o produto para colegas e clientes devido a eficiência que comprovei e comprovo pessoalmente. Por isso faço questão de esclarecer alguns pontos que, acredito eu, possam estar obscuros.
1- Inicial você disse que o(s) micro(s) funcionam bem, porém, depois de algum tempo eles ficam intoleravelmente lentos.
2- A atualização do Windows XP não parecia estar em dia.

Partindo do principio que você atualizou o Comodo na sua mais recente versão, que tem inumeras funções, firewall, IDS e antivirus, seria logico imaginar que o sistema fique lento por sobrecarga mas isso não acontece porque o o Comodo se ajusta logo após o aprendizado.
Se o Comodo cumpre o que deve fazer ele deve bloquer a ação de alguma coisa que esta consumindo recursos da maquina para burlar o Comodo.
Tente instalar novamente e, assim que começarem os problemas , analize o as conexões de saida dentro de um prompt de comando, bem como os processos TODOS no gerenciador de tarefas.
Espero poder ajudar.

Recomendo um upgrade no seu pc e no sistema operacional, se vc não o fizer infelizmente vc terá de cortar alguns recursos do CIS, ou seja quanto menos arquivos ele monitorar ou menos funções estiverem ativadas menos memória ele irá consumir

Instalei o Comodo Internet Security 5.10.31649.2253 ha uns três dias e deixou meu Notebook Core i3 com 3GB com Windows7 muito lento! Tanto para abrir programas, aplicativos, pastas com muitos arquivos, quanto pra navegar na Internet!
Trinta e seis segundos para abrir o Nero, enquanto antes eu abria em 1 segundo!
Eu tenho o Microsoft Security Essentials instalado ha uns dois anos e meu sistema era rapidinho, até instalar o Comodo! Além disso ele coloca aleatoriamente arquivos em quarentena e não consegue fazer uma verificação completa, pois trava o computador!
Será que este é o preço pra gente se defender dos bandidos e criminosos que atacam pela Internet?
Existe alguma configuração, ou programa para melhorar o desempenho?
Obrigado!

Vou averiguar e depois posto a resposta.